Ouvimos muito o termo: “Serviços de TI”. Mas o que são serviços de TI? Se refere a uma abreviatura de Tecnologia da Informação, que envolve os avanços da computação e das comunicações usadas ​​no gerenciamento de dados — particularmente afetando a maneira como coletamos, processamos, salvamos e distribuímos todo tipo de informação.

Atualmente, os serviços de TI abrangem uma ampla gama de campos, incluindo tecnologia da web, sistemas de informações globais, bioinformática, bases de conhecimento e computação em nuvem. Eles ajudam a automatizar atividades, gerenciar processos, manter a segurança dos dados e reduzir custos. Acompanhe neste artigo o que são esses serviços e sua relevância. Boa leitura!

Suporte técnico

É um serviço que fornece assistência a um indivíduo ou empresa com problemas relacionados a tecnologia. As empresas podem empregar sua própria equipe de serviços de TI ou contratar uma empresa específica de suporte para executar essa função.

As empresas, especialmente as pequenas, podem não ter o dinheiro, os recursos ou o espaço para operar seu próprio departamento de suporte de TI dedicado, de modo que terceiriza esse trabalho para uma empresa especializada.

Gerenciamento de servidores

Pode ser definido como as tarefas e serviços que são executados em um servidor para gerenciá-lo. Isso geralmente implica no monitoramento do servidor e aplicativos em execução. Consiste em verificar o status, o tempo de atividade e o monitoramento de problemas novos ou recorrentes.

Também é possível atualizar o servidor e os softwares instalados. Embora a maioria das empresas de gerenciamento de servidores ofereça isso como parte de seus serviços, algumas ainda não. No entanto, esse trabalho é considerado parte do processo de gerenciamento de servidores.

Soluções em backup

Backup refere-se à cópia de arquivos físicos, virtuais ou bancos de dados para um site secundário para preservação em caso de falha do equipamento ou outra catástrofe. O processo de backup de dados é essencial para um plano bem-sucedido de recuperação de desastres.

As soluções de backup e recuperação examinam as práticas e tecnologias de uma organização para segurança e replicação de dados. O objetivo é garantir uma recuperação rápida e confiável, se necessário. O processo de recuperar arquivos de dados de backup é conhecido como restauração de arquivos.

Consultoria em TI

Ao obter uma consultoria especializada em TI, você pode obter acesso imediato a especialistas qualificados e experientes, com frequência ou pouca frequência, conforme necessário, por uma fração do custo de empregar sua própria equipe de TI.

As empresas que oferecem suporte de TI terceirizado geralmente têm divisões lidando com outros aspectos da TI, como design e hospedagem de sites, para fornecer um “balcão único” para as necessidades de tecnologias de negócios.

A prática de parceria constante de serviços de TI está bem estabelecida e muitas empresas descobriram que, com conhecimento técnico e um entendimento dos requisitos de mercado e de atendimento ao cliente do negócio em questão, é possível obter um enorme impacto em seu crescimento.

Agora que você sabe o que são os serviços de TI e sua importância, entre em contato conosco e conheça muito mais serviços e soluções!