O investimento em serviços em nuvem se tornou a principal escolha de empresas que buscam mais agilidade na prestação de serviços e rotinas com menos gargalos operacionais.

O cloud computing foi responsável por uma grande melhora no ambiente de trabalho das companhias que adotaram essa tecnologia, dando para profissionais de múltiplos setores mais competitividade e capacidade de inovar.

Confira abaixo quais são os fatores que tornaram essa tecnologia uma das principais tendências de TI do mercado!

O que é um serviço de cloud computing?

Serviços de nuvem podem ser definidos como qualquer solução que permite ao usuário executar sistemas e armazenar ou trocar dados em servidores remotos. Eles foram criados para gerar mais agilidade para negócios, reduzir custos e dar mais disponibilidade para os serviços de uma empresa.

Quais os benefícios dos serviços em nuvem?

A adoção de uma ferramenta de cloud computing traz várias vantagens para a empresa. Confira as principais abaixo!

Mais mobilidade

Quando o negócio contrata algum serviço em nuvem, dá aos seus profissionais o direito de utilizar as suas ferramentas em qualquer ambiente com uma conexão web.

Isso dá mais mobilidade para todos os times da companhia: mesmo demandas complexas poderão ser atendidas com segurança e precisão quando o colaborador estiver longe do seu local de trabalho.

Redução de custos

Ao contratar serviços de nuvem, a empresa pagará apenas pelos recursos contratados. Isso trará uma grande redução de custos, uma vez que o negócio não pagará pela manutenção de funcionalidades que não são utilizadas. Assim, a companhia terá mais recursos para reaplicar em investimentos estratégicos.

Aumento de escalabilidade

A escalabilidade pode ser um fator de grande importância para empresas que estão em um rápido processo de crescimento.

E com a adoção de soluções na nuvem, o negócio poderá garantir que os seus profissionais sempre terão uma infraestrutura de alta performance para uso: caso algum aumento de demanda ocorra, o gestor poderá escalar os recursos rapidamente, evitando gargalos nos sistemas internos.

Mais integração

O cloud computing também traz mais colaboração para o ambiente corporativo. Armazenando dados na nuvem, profissionais conseguem trocar informações estratégicas com mais precisão e agilidade. Dessa forma, as demandas de clientes e parceiros comerciais podem ser solucionadas com mais rapidez e inovação.

Que tipo de processo pode ser migrado para a nuvem?

Um dos passos mais importantes ao investir na nuvem é definir o que será migrado para esse ambiente. É importante que o negócio saiba definir as suas metas e, assim, atingir bons resultados com o auxílio dessa tecnologia.

Ao migrar dados corporativos para aplicações de cloud storage, o negócio pode tornar o seu ambiente de trabalho mais integrado e eficaz. Informações ficarão disponíveis em um ambiente centralizado, criando uma cadeia operacional com alto nível de colaboração.

Já a migração de sistemas para a nuvem traz mais confiabilidade para a infraestrutura de TI. O negócio conseguirá manter soluções de TI com mais integridade, segurança e confiabilidade. Processos como a atualização e a aplicação de correções de software serão mais simples e rápidos, evitando que a companhia lide com falhas nesses momentos.

Em todos os casos, investir em serviços em nuvem colocará a empresa em um local estratégico no mercado, com mais mobilidade e flexibilidade para lidar com os desafios diários.

Gostou do nosso post e quer receber mais dicas sobre tecnologia? Então curta já a nossa página no Facebook!