De fato, o uso da infraestrutura de redes tornou-se fundamental no ambiente corporativo. Como ela auxilia empresas a ter uma rotina com mais agilidade, segurança e mobilidade, profissionais podem atuar de maneira estratégica no atendimento a demandas externas por meio de serviços de alta qualidade.

Então, quer saber mais sobre o tema e como implementar uma infraestrutura de redes de alta performance no seu ambiente de trabalho? Continue lendo este post e confira!

O que é uma infraestrutura de redes?

Uma infraestrutura de redes pode ser compreendida como o conjunto de dispositivos e sistemas utilizados para manter os equipamentos de TI do negócio conectados. Ela auxilia profissionais a trocar dados entre si e com a web com agilidade, precisão e segurança.

Para isso, a infraestrutura de rede pode envolver apenas os dispositivos de uma pequena área (local) ou múltiplos locais, em nível metropolitano ou mesmo regional.

Nos casos em que a distância entre os dispositivos é muito ampla, há uma série de estratégias para se evitar que os dados sejam capturados nos processos de envio e recebimento de informações. Assim, a companhia consegue se manter integrada e livre de ameaças.

Qual é sua importância para o negócio?

Atualmente, uma infraestrutura de rede de qualidade tem um papel-chave para qualquer empresa que pretende se manter competitiva. Afinal, aplicações de Big Data, o uso do smartphone como ferramenta de trabalho e as soluções de cloud computing aumentaram a dependência do negócio em relação às suas conexões de rede.

Assim, com uma boa infraestrutura, a companhia pode acessar mais serviços e estabelecer uma rotina em que dados são compartilhados para agregar valor aos produtos do negócio, sempre que necessário.

Também poderá utilizar aplicações que fazem um uso intensivo da rede, sem medo de quedas de performance ou interrupções que impeçam os profissionais de atingir suas metas. Além disso, as soluções do empreendimento serão mais flexíveis e ágeis, como um todo, garantindo mais competitividade para toda a empresa.

Como planejar uma infraestrutura de redes de qualidade?

A criação de uma boa infraestrutura de TI envolve várias etapas. A princípio, o gestor deve avaliar qual é o perfil do negócio e como a infraestrutura poderá auxiliar os seus profissionais a atingir as metas de médio e longo prazo.

Vale destacar, também, que informações sobre a maneira como os serviços são estruturados facilitam a busca por equipamentos que possam causar um real impacto positivo para o empreendimento.

Nesse sentido, crie uma política de segurança abrangente. Ela deve envolver o monitoramento ativo de recursos, e a implementação de soluções como o firewall e normas de controle de acesso. E, é claro, faça uma avaliação constante da performance dos dispositivos.

Enfim, como vimos, uma infraestrutura de redes bem estruturada garante à companhia maior capacidade de atender às demandas externas de clientes e parceiros comerciais.

Dispositivos e softwares conseguirão trocar dados com agilidade, independentemente do mecanismo utilizado. Dessa forma, os serviços terão grande qualidade e valor agregado, dando ao negócio a chance de criar mais oportunidades de vendas.

Então, gostou das nossas dicas sobre infraestrutura de redes? Agora, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este em primeira mão, diretamente no seu e-mail!